Dimensões do Programa de Integridade
Conheça um pouco mais sobre o Programa de Integridade da Finep por meio das ações exemplificadas abaixo.
1 – O Desenvolvimento do Ambiente de Gestão é fundamentado pelo apoio e comprometimento da Alta Administração, evidenciado pelas seguintes ações:
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Criação da Unidade Gestora do Programa de Integridade
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Aprovação de políticas, normas e demais instrumentos relacionados ao Programa de Integridade
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Capacitação Anual dos membros da Alta Administração
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Apoio à realização de treinamentos para gestores e demais colaboradores, nas modalidades presencial e à distância, sobre os temas ética, integridade e gestão de riscos
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Participação dos membros da alta administração nos eventos de comunicação sobre os temas
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Solicitação e aprovação de procedimentos de Due Diligence
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Acompanhamento periódico das atividades relacionadas ao Programa de Integridade
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2 – A Análise Periódica de Riscos promove a identificação, avaliação, gestão e tratamento dos riscos na Finep e respeita o Modelo das Três Linhas do Instituto dos Auditores Internos – The IIA (versão 2020). A aplicação desse modelo requer o envolvimento de todas as unidades organizacionais da empresa.
O processo de gestão de riscos se constitui em importante mecanismo de governança corporativa, considerando que promove direcionadores para gerenciamento e monitoramento do nível de apetite aos riscos identificados como relevantes e o aprimoramento os controles internos da Finep.
A gestão de riscos conta com o apoio de Comitê interno de Gestão de Riscos.
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Conheça a Política de Gestão Integrada de Riscos e a Política de Apetite por Riscos da Finep.
3 – A Estruturação e Implantação das Políticas e Procedimentos é baseada na elaboração de políticas e demais normativos internos e na definição de procedimentos, a exemplo do rol não exaustivo a seguir:
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Política de Responsabilidade Socioambiental
Política de Prevenção e Combate ao Assédio Moral e Sexual
Cartilha de PREVENÇÃO E COMBATE ao ASSÉDIO MORAL E SEXUAL
Cartilha sobre: Orientações e-Patri (Público-Alvo: Superintendentes, Diretores, Presidente, Conselheiros)
Cartilha sobre: Conflito de Interesses (Público-alvo: Todos os colaboradores)
4 – A Comunicação e o Treinamento são compostos por ações periódicas com foco no fortalecimento da ética e da integridade como elementos da cultura organizacional. Dentre as atividades desenvolvidas, merecem destaque:
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Ambientação no tema Ética e Integridade para todo colaborador que assume cargo comissionado e concursados recém-contratados
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Treinamento anual dos empregados sobre o conteúdo do Código de Ética, Conduta e Integridade
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Orientação específica na posse e em capacitações para os membros da Alta Administração em atendimento ao disposto no Decreto 8.945/2016
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Treinamentos anuais sobre temas promovidos pela unidade responsável pela educação corporativa
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Participação formal no Fórum Nacional de Gestão da Ética nas Empresas Estatais
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Organização de eventos internos periódicos e ações de comunicação, patrocinados pela Alta Administração, tratando dos temas Ética e Integridade
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5 – As atividades executadas pela Unidade Gestora do Programa de Integridade, balizadas pelo Código de Ética da OAB e pelas políticas e diretrizes internas da Oliveira Rodarte Advogados, possibilitam a obtenção de informações que são insumos para análises e aprimoramento frequente de medidas de integridade da empresa, permitindo avaliar o grau de evolução das ações adotadas em relação aos atributos de existência, qualidade e efetividade.